quarta-feira, fevereiro 10, 2010

O Cristão deve usar tatuagem ou piercing?

Para muitos, a tatuagem e o piercing é apenas uma questão cultural. Mas o que realmente a palavra de Deus fala sobre o assunto! Antes de iniciar a leitura desse estudo, gostaria que refletisse sobre:


· O porquê de fazer uma tatuagem ou piercing.
· Ela representa algum sinal de pacto, um talismã ou rebeldia?
· Ela viola a autoriadade dos pais, pastor ou governo?
· Ela traz duvida ao coração ou à consciência sua?
· Ela edifica ou glorifica a Deus?


Qual o “Peso” que a tatuagem ou piercing podem causar

Primeiro vamos ter uma visão física do Piercing:

- Alto da orelha: A baixa vascularização pode levar à deformação da cartilagem, exigindo cirurgia plástica reparadora.



- Nariz: A haste interna - em geral longa para facilitar o manuseio – pode machucar o septo nasal. o risco de infecção é grande, pois o local é úmido e está constantemente em contato com a poluição



- Umbigo: O corpo estranho pode provocar a formação de cistos, levando à necessidade de cirurgia. O risco de infecção é muito grande. Como muitas pessoas se esquecem de enxugar bem a região, ela fica úmida e expostas a bactérias.



- Língua: Há risco de desgaste da parte interna dos dentes da frente da arcada inferior e de perda óssea capaz de abalar a estrutura dental. O local é quente e úmido, perfeito para a proliferação de bactérias


Tatuagem

Como existe contaminação com sangue durante o processo de tatuagem e piercing (Sim... Sai sangue, lógico.), os cuidados devem ser os mesmos de uma cirurgia, mas nem todos os tatuadores tem vocação para medicina, como você vai perceber.
AIDS, Hepatites, Herpes e Sífilis são apenas algumas das doenças que passam diariamente pelas agulhas de tatuagens e piercings, e que podem ser transmitidas desta forma.
80% dos portadores da doença HEPATITES C, que contamina silenciosamente mais pessoas do que a AIDS, portam tatuagens.


Levíticos 19:28 “Pelos mortos não ferireis a vossa carne, nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”
Levíticos 21:5 “Não farão calva na sua cabeça, ..., nem ferirão a sua carne”

Deuteronômio 14:1 “Filhos sois do Senhor, vosso Deus; não vos darei golpes, nem sobre a testa farei calva por causa de algum morto.”

Pelo contexto de Levíticos e Deuteronômio, pode-se compreender que os golpes e marcas no corpo tenham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos; faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram violência praticada contra o corpo e tendo em vista que os gentios usavam tatuagem, o povo de Deus não deveria usá-la para fornecer uma demonstração visível do fato que Israel era “santo” (isto é, separado como especial para Deus).

Embora, pelo contexto em Levíticos 19.28 parece, ao afirmar “pelos mortos não ferireis vossa carne”, que as tatuagens especificamente proibidas eram aquelas recebidas como parte de uma cerimônia pagã, não é recomendável que um cristão masque seu corpo com tatuagens e piercing, pois nosso corpo é templo do Espírito Santo. Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens e piercings, I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio:

1 Coríntios 6:19-20:

(19) “Acaso, não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deu, e que não sois de vós mesmos?”
(20) “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

Os cristãos devem, portanto, ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante.

1 Corintios 10:23 “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”

Romanos 12:1-2
(1) “Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
(2) “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Embora, tenha sido uma lei do Velho Testamento (Levíticos 19.28), no novo testamento não faz menção sobre os cristãos fazerem ou não tatuagem, o fato de ter havido uma ordem contra tatuagem deveria nos fazer pensar sobre a questão.

Romanos 10:4 “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que nele crê”

Gáltas 3:23-25
(23) “Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se”

(24) “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fossemos justificados por fê”

(25) “Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.”

Efésios 2:15 “aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenação, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo home, fazendo a paz.”

Em relação às tatuagens e piercings, um bom teste é determinar se podemos ou não, com honestidade e sã consciência, pedir a Deus que abençoe e use esta atividade particular para Seus bons propósitos. A Bíblia não se coloca condenando tatuagens ou piercings, mas também não nos dá razão alguma para crermos que Deus nos deixaria fazê-los.

I Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”

Um princípio importante das escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo.

Romanos 14:23 “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado”

Por isso que relembro aqui que precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. (I Coríntios 6:19-20 - versículo já mencionado acima). Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre nos certificar de que temos Sua clara “permissão” antes de neles deixarmos “marcas” com tatuagens e piercings.

1 Corintios 10:32 “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus”

2 Corintios 6:3 “Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”

Embora não seja o ideal, muitas pessoas hoje em dia estão se tatuando. Não devemos generalizar e dizer que toda pessoa tatuada está distante do Senhor Jesus. Se você possui uma tatuagem, não pense que não pode se aproximar de Deus por causa disso. Deus é um Pai misericordioso. Ele o/a ama independentemente do seu passado. Também não devemos concluir que pelo fato de a pessoa ter uma tatuagem ela não possa receber os favores de Deus de amor, perdão e direção.

Jesus nos prometeu uma nova vida e um novo corpo, de carne e osso, só que eterno! Assim, alguém que perdeu o braço ou a perna, ou não teve visão nesta vida, terá um corpo perfeito na nova vida. Isso também resolverá o problema de quem tem tatuagem. Jesus quer mudar o interior de todos nós antes de Sua volta. Depois, tudo o que for exterior será facilmente mudado por Ele.

Se você se arrependeu de ter colocado uma tatuagem, não se desespere. Tenha a certeza de que Deus o/a ama de igual forma. O fato de você ter uma tatuagem não impedirá sua entrada no reino de Deus. E outra, embora Deus se importe com a nossa saúde física e aparência, Ele se atenta muito maispara o nosso coração.

1 Samuel 16:7 “Mas o Senhor disse: ‘Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas Eu vejo o coração.”

Fique com Deus.
Deus te Abençoe!

Coordenação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, Deus continue te abençoando a cada dia...

 

Sample text

Sample Text

Semana Santa 2010.