segunda-feira, março 22, 2010

COMEMORAÇÃO DOS 17 ANOS DA BOAS NOVAS


Um pouco da História das Boas Novas

No início de 1995, a Família Castro, que havia vendido as emissoras de rádios Guajará FM (1993) e AM (1994) para duas igrejas evangélicas por poblemas financeiros, propuseram a venda da TV Guajará, o último meio de comunicação ainda pertecente a família, depois que Lopo Castro e seus familiares se supreenderam com a intensa mobilização dos pastores da Assembléia de Deus para comprar a emissora de rádio AM.

Porém, Lopo de Castro, num gesto controverso, ofereceu a venda da emissora de TV apenas para pastores da Assembléia de Deus de Belém liderados pelo Firmino Gouvêia, líder da igreja, tanto em Belém e no Pará.

O grupo de pastores de Firmino Gouvêia, incluindo ele mesmo, se mostram interessados comprar a emissora e a oferta da Família Castro, firmando contrato com os proprietários. O contrato previa a entrada de 20% do valor da compra e mais 36 parcelas mensal, quando a nova direção da emissora assumissa a emissora e também todas as dívidas deixadas na época da Família Castro. Samuel Câmara incentivou a compra da emissora para ampliar a Rede Boas Novas no Pará, a partir de Belém, onde foi construída a primeira igreja Assembléia de Deus em 1910.

TV Guajará à TV Boas Novas

Em 10 de março, em reunião entre antigos e novos proprietários, os pastores do Firmino Gouvêia compraram a TV Guajará às 14hs. Horas depois da compra e a posse da nova direção, anunciaram que a TV Guajará deixará de existir e se transformar em TV Boas Novas.

A nova direção só mudou o nome fantasia (TV Guajará) que passou para TV Boas Novas, na qual passou a compor a RBN, mas não a razão social (Rádio Guajará Ltda), que permanece até hoje em dia.

A compra ocorre cinco dias antes do aniversário de dois anos da Rede Boas Novas (RBN) de Amazonas e 17 dias antes de 28 anos da TV Guajará, até então a emissora mais antiga do Pará (superando a TV Marajoara em 1986).

Os dois canais (radiofônico e televisivo) começam a ser integrados na RBN, que compõe todo o complexo de comunicação da Assembléia de Deus em Belém. Tanto a rádio como a TV inicia a parte de um projeto de satélite da RBN, o Jesus Sat, que é pioneiro e único com TV aberta. Através desse sistema é possível gerar programação via satélite para o Brasil e outros países.

Rescisão com a Rede Record

A extinta TV Guajará tinha contrato de afiliação com a Rede Record desde 1990, o que provocou grande polêmica entre os dirigentes das duas emissoras, que nem isso foi previsto antes e depois da compra, ou seja: a Família Castro vendeu a emissora e dando um grande abacaxi (a emissora) aos novos proprietários (os asssembleianos) uma rede de TV que exibe programação de outra igreja (a Universal).

A Record tinha programas religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus (nas madrugadas) e a TV Boas Novas iniciou exibição de programas religiosos da Assembléia de Deus, o que provocou divergências entre a rede e a afiliada.

Em carta datada de 28 de agosto, a Rede Record de Televisão foi comunicada acerca da decisão da TV Boas Novas Belém de não mais retransmitir seu sinal a partir do dia 1º de novembro do mesmo ano. Ao mesmo tempo, a emissora negociou com o sinal da Central Nacional de Televisão (CNT) na região.

Em 16 de setembro, a Igreja Assembléia de Deus em Belém no Pará, firmou um contrato de sociedade e parceria, no qual foi transferida a concessão da Rádio Transpaz (ex-Rádio Guajará AM) para a Fundação Evangélica Boas Novas (proprietária da Rede Boas Novas), ficando esta responsável pela sua administração e por dar seguimento a regularização jurídica da emissora. Na prática, integrantes da Igreja Assembléia de Deus em Belém deixaram de serem donos da rádio, sendo passada para integrantes da fundação ligada a igreja, só que localizada em Manaus, porém de fato pertencente a Família Câmara.

No último sábado dia 20 de Março de 2010, aconteceu o culto das Boas novas em comemoração aos 17 anos de evangelização e entreterimento diversos para o povo de Deus.

Estava presente o Pr. Arnaldo Freire, e o Pastor convidado para ministrar a palavra de Deus, o Diretor Executivo das Boas Novas, Pastor Honório Pinto e sua esposa Cristiane Pinto.

Esteve presente também, os adolescentes, Jovens, e a Percusom de Deus...
Vejas fotos.

Irmã Margareth e Pr. Ronaldo, Pr. Honório e Cristiane Pinto



Missão Boas Novas da nossa igreja Irmã Lidia,
 Pr. Arnaldo Freire e o Irmão Alvaro Cruz
(Congregação Lomas 2)


Nossos Adolescente estavam presentes também

Pr. Honório, Ministrando a Palavra de Deus






Pr. Honório Pinto orando com o povo da Alferes Costa

Pr. Ronaldo Ministrando bençãos sobre a vida dos membros

A Percusom de Deus fazendo a Festa no encerramento


Deus continue abençoando as Boas Novas, aumentando o número de mantenedores para cada vez mais nossa emissora de rádio e tv chegue mais longe.

Conheça mais um pouco desse trabalho no site Boa Novas (Belém)
Agradecemos aos coordenadores das Missões com Jovens (Alberto Brito), Adolescente (Heloisa Barbosa), Percusom de Deus (Marcio Jardim), o Pr. Arnaldo freire e a todos os membros e congregados que participaram desse maravilhoso culto.

Agradecemos também ao Pastor Honório Pinto e sua esposa Cristiane Pinto por comparecer a esse evento especial.





       Dc. Rondinelle Nazaré   
       Administrador do Blog - sambora_williams@msn.com



__________________________________________________
Assembléia de Deus - Templo Alferes Costa / Distrito: Pedreira 2
Tv. Alferes Costa, n° 1631 / Belém-Pará- Brasil
Telefone: (91) 3233-4651 (Somente em horário de Culto)
E-mail / msn: prronaldoalmeida@hotmail.com

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor!
    Gostaria de deixar meus agradecimentos, primeiramente a Deus e ao pastor Onório e sua esposa, pois antes não ouvia a rádio da boas novas, e apartir daquele dia comecei a escutar o programa do culto doméstico e outras programações da rádio.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, Deus continue te abençoando a cada dia...

 

Sample text

Sample Text

Semana Santa 2010.